Blog

5 Dicas para Otimizar a Taxa de Conversão

By Março 2, 2021No Comments

5 Elementos de Otimização de Conversão Obrigatórios

Há perguntas às quais qualquer empreendedor ou empresário responde que sim. Vai uma aposta?

Não, não era esta a questão. A verdadeira pergunta é a seguinte: gostaria de atrair mais visitantes ao seu website e convertê-los em clientes?

Quando estamos no meio de uma enorme fila de trânsito e queremos comprar bilhete para um espetáculo que está quase a esgotar, não temos a garantia de chegar a tempo de conseguir os desejados lugares. Da mesma forma, não basta que muitas pessoas visitem o seu website (o chamado tráfego), para cantar vitória, pois qualquer que seja a sua área de atividade, o seu sucesso passa sempre pela venda/conversão.

Vamos partilhar cinco dicas para otimizar a sua conversão, de forma a aproximar-se da concretização do sonho do seu negócio online: que quem conhece o seu website se identifique com o seu produto ou serviço, pretenda sempre voltar, comprar e ainda recomendar.

Por outras palavras, a otimização de conversão é a forma como otimiza o seu website para obter um público maior e continuar a aumentar a sua base. A otimização da conversão está diretamente relacionada à sua taxa, a percentagem de visitantes diários que se transformam em clientes finais, “convertidos” ao seu produto ou serviço.

Depois de descobrir as suas taxas de conversão, estará preparado para otimizar (a menos que a sua taxa de conversão seja 100%, ela pode sempre melhorar!). Com a otimização de conversão, pode realmente poupar dinheiro e aumentar a sua receita.

Seguem algumas dicas para não ficar para trás neste processo:

  1. Etapas Claras

Ninguém gosta de perder-se quando está à procura de algo.

Divida o processo de jornada de cliente no seu website por etapas claras e objetivas por exemplo 1) Inscrição; 2) Pagamento; 3) Receber o produto na sua morada.

O tempo é um fator muito importante na vida dos clientes, portanto precisa de proporcionar-lhe a experiência de conversão de forma rápida e simples. A maior parte das pessoas não está para perder muito tempo a preencher formulários intermináveis.
Se necessita de informações mais completas sobre os seus potenciais clientes deixe logo esse fator claro desde início, para não defraudar expectativas ou acabar por ter visitantes a desistir de avançar com a navegação na sua página.

É muito importante definir as etapas de forma direta e sintética. Lembre-se de não pedir ao cliente informações sobre ele que não têm qualquer utilidade para si!

  1. Registos e Formulário de Utilizadores

Na sequência do que já foi falado no ponto número um, ninguém gosta de passar horas a preencher formulários para poder adquirir um produto ou serviço: a probabilidade de desistência é muito elevada.

Sabia que as inscrições e o preenchimento de formulários são das melhores formas de ganhar (mas também de perder!) a conversão do seu tráfego?

Aproveite esta dica e quando fizer um formulário de registo certifique-se de que solicita apenas as informações básicas necessárias (exemplo nome e email).

  1. Marcas de Confiança

Se as pessoas não sentirem que as suas informações estão seguras no seu website, por muitos visitantes que tenha, estes não se converterão em clientes.

Trabalhe com formas certificadas e conhecidas de pagamento e tratamento de dados dos utilizadores.

  1. Impacto da página inicial

Sugerimos que utilize títulos e imagens atrativos para que quem visita o seu website não tenha a tendência a deslizar e clicar no botão de saída (sim, isso significa que vai procurar alternativas). Ao cativar o seu visitante, ele vai desejar ficar mais tempo no seu website à procura de informações.

Uma página inicial com um título apelativo é das coisas mais importantes para a conversão. Desta forma, assim que o utilizador “aterra” no seu website, causará uma excelente primeira impressão. Se a sua concorrência chamar mais a atenção dos utilizadores na sua primeira página do que a sua marca, então a sua taxa de sucesso fica comprometida. Conhecer a concorrência também é alma do negócio.

  1. Técnicas de Interação efetivas e recursos visuais apelativos

O conteúdo do seu website deve ser de confiança e fácil compreensão, mas também cativante e envolvente, a começar pelas imagens. Os seus CTA (Call to Action, ou chamada para ação em português) devem ser claros, simples e estar bem visíveis, para convidar o utilizador a conhecer as oportunidades que o seu negócio lhe coloca ao dispor!

Sugerimos que coloque os CTA nos sítios mais visíveis e procurados pelo utilizador no seu website e que utilize imagens positivas e ilustrativas das vantagens e benefícios do seu produto ou serviço. Para este último objetivo não se esqueça de partilhar testemunhos reais dos seus clientes satisfeitos. Nunca lhe aconteceu avançar ou desistir com a compra de um produto online depois de ler um comentário de outro utilizador?

Pois é isso mesmo, se queremos promover o sucesso do nosso negócio, o princípio número é pensar como os nossos clientes, já que nós próprios o somos e sabemos melhor do que ninguém o que nos aproxima ou afasta de uma plataforma de compras. Quanto a esta dica sobre os testemunhos, já foi provado em estudos que conhecer a experiência de outras pessoas pode realmente influenciar na escolha de compra.

Esperamos que tenha aproveitado esta oportunidade para explorar os infinitos benefícios da otimização de conversão. Partilhámos várias dicas, mas a verdade é que muito mais poderíamos dizer sobre este tema, uma vez que existem vários elementos diferentes a considerar neste tipo de análise e implementação – é a realidade de cada negócio que dita a necessária intervenção.

Lançamos-lhe o desafio: teste algumas destas dicas e avalie como a sua taxa de conversão se transforma! A mudança pode ser evidente de forma rápida ou demorar algum tempo, depende dos fatores e do seu público. Mas o que devemos ter sempre presente é que existe sempre uma margem de melhoria, e essa melhoria traduz-se em sucesso para a sua atividade! Mas claro, cada caso é um caso.

Se precisar de uma orientação mais personalizada para otimizar o seu website, fale connosco!