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Como aplicar uma estratégia de SEO em 3 passos

By Novembro 23, 2020Janeiro 18th, 2021No Comments

Nos dias de hoje, os motores de pesquisa são a principal fonte de pesquisa de informação. Só no Google são feitas 3,5 biliões de pesquisas por dia e 1,2 triliões de pesquisas por ano. Consequentemente, é justificável que no mundo do marketing digital, a expressão SEO (ou Search Engine Optimization) esteja por todo o lado! Até porque, conseguir uma boa estratégia de SEO é meio caminho andado para um negócio de sucesso.

Contudo, a dificuldade está em como fazê-lo, e por onde começar.

Como funciona o Google?

O algoritmo do Google tem como objetivo principal classificar centenas de bilhões de páginas de web no índice de pesquisa, para encontrar os melhores resultados numa fração de segundo (Google.com). E o que são os melhores resultados? Simplificando, são os mais relevantes, e úteis para o utilizador.

Mas este processo é complexo, e envolve mais de 200 fatores no algoritmo, que incluem relevância, qualidade, usabilidade e contexto. Como tal, é necessário investir numa estratégia específica e bem estruturada para obter bons resultados.

Mas antes deste passo é fundamental perceber o funcionamento do Google. Resumindo, existem dois tipos de resultados: os orgânicos e os pagos. Sendo que os resultados pagos são sempre assinalados como tal, e aparecem no topo da página com o texto Ad. Estes são selecionados devido ao seu nível de relevância e autoridade que apresentam mediante a pesquisa do utilizador. E os seguintes são os resultados orgânicos em que o foco deste tipo de conteúdos é conseguir a melhor posição e maior relevância nesta categoria de forma não paga.

O que é o SEO?

Search Engine Optimization (SEO), ou em português Otimização para Motores de Pesquisa, é a utilização de técnicas para melhorar a visibilidade do nosso website nos resultados orgânicos em diferentes motores de pesquisa. Quer isto dizer que SEO permite, através de um conjunto de ações, melhorar a posição da sua página, blog ou site, nos motores de pesquisa, com o fim de melhorar a visibilidade do seu negócio, aumentar o tráfego e, consequentemente melhorar a sua taxa de conversão.

Isto porque, quando está nas primeiras páginas do Google, a probabilidade de um utilizador carregar na sua página aumenta. E o contrário também acontece. Quanto mais longe se contra da primeira página, pior irá ser a sua taxa de abertura. Isto porquê? Porque o Google tornou-se um especialista em mostrar os melhores resultados no início, e os utilizadores confiam plenamente que na primeira página irão encontrar a resposta que procuram.

Como aplicar uma estratégia de SEO em três passos?

Para simplificar este processo foi escolhida uma estratégia principal de três passos:

  • Conteúdo aprofundado
  • Otimização do title tag e meta description
  • Usar Google Search Console
  • Conteúdo aprofundado

O algoritmo do Google procura identificar os conteúdos de mais alta qualidade, com o fim de satisfazer as necessidades dos utilizadores da melhor forma, e com a maior taxa de sucesso possível.

Trabalhe no seu nicho. Não tente abordar diversos temas de uma vez só, e juntar temáticas que não têm o mesmo propósito. Escolha um tópico específico e seja um especialista nessa área.

E, por fim, o conteúdo deve ser educacional e responder às necessidades da sua persona. Consequentemente, quem lê o seu conteúdo tem de sentir que não existem mais dúvidas e que sabe o que fazer a seguir.

  • Otimização do Title Tag e Meta Description

A Title Tag, tal como o nome indica, é um elemento que especifica o título de uma página de web. Este título é exibido na página de resultados dos motores de pesquisa, e pode aumentar ou diminuir a probabilidade de um utilizador clicar na sua página.

Outro elemento que também influencia a taxa de abertura é a Meta Description, que corresponde ao pequeno texto que segue o título de cada resultado.

Uma das primeiras situações a ter em mente é que a probabilidade de alguém clicar no seu website aumenta quando a keyword (ou palavra-chave) que procura está incluída no seu título e na descrição. E o Google sabe disso, como tal, os primeiros resultados cumprem as seguintes indicações: a frase flui em conjunto com as keywords, é de fácil leitura, e ainda, desperta a curiosidade.

  • Usar a Google Search Console

Esta plataforma permite-lhe monitorizar como o Google vê a sua página e, também como otimizar a sua presença orgânica. É possível analisar elementos como: quantas impressões a sua página teve, quantos cliques, a performance do seu site, as páginas que obtiveram os melhores resultados, entre muitos mais dados úteis.

Em suma, ensina-lhe a ter uma melhor posição orgânica no Google, mostrando-lhe o que funciona com o seu público-alvo e o que deverá melhorar.

Conclusões a retirar

É importante ter em atenção que o SEO é um mundo vasto, onde se pode investir durante meses, sendo que os resultados, apesar de muito promissores, nunca são instantâneos.

Como tal, com este artigo não irá obter todo o conhecimento possível para otimizar os seus resultados, mas sim uma forma de se focar inicialmente em três pontos-chave que podem facilitar uma melhor compreensão desta área. Pretende trabalhar ou reformular o SEO do seu website, mas não sabe como ou por onde começar? Contacte uma equipa profissional que o ajudará a escolher a melhor solução para a sua empresa ou instituição.