Blog

O que é o Google Analytics

By Janeiro 25, 2021No Comments

O Google Analytics é uma ferramenta digital de recolha e análise de dados, que monitoriza a quantidade de pessoas que visitam o nosso website e as suas interações.

O Google Analytics pode ser instalado tanto num website institucional, num blog ou numa loja online e o seu principal objetivo é registar e entender os comportamentos e interações dos visitantes quando navegam pelas páginas do nosso website.

É ainda um dos principais recursos para definição e validação de estratégias de marketing digital. Poder conhecer as métricas do seu website é certamente uma grande ajuda na tomada de decisões e na avaliação da sua ação de marketing.

O comportamento e interações dos visitantes pode ser visto através de relatórios diários, semanais ou mensais, com um nível de detalhe incrível quanto às informações que nos permite desvendar.

O Google Analytics é por isso uma ferramenta indispensável para perceber o funcionamento do website, assim como, para que as nossas estratégias de marketing digital sejam potenciadas ao máximo.

Por vezes, as empresas só pensam nos resultados das vendas e não sabem que outros fatores afetam o funcionamento do site e o seu negócio. Isso pode trazer vários problemas, inclusive fazer com que se desperdice novas oportunidades de negócio.

O que nos permite saber os dados recolhidos pelo Google Analytics?


O tipo de visitantes
: Além do número total de visitas recebidas num determinado período de tempo, permite-nos saber o tipo de visitante, ou seja, se são visitantes recorrentes do nosso website ou visitantes que apenas entraram no nosso website apenas uma vez;

A origem do tráfego: No Google Analytics podemos saber qual a fonte dos nossos visitantes, ou seja, se chegam via outros websites, se pesquisam no Google ou ianda se chegaram através de publicidade;

Os resultados da nossa loja online: É possível através do relatório específico de comércio electronico quantas vendas foram registadas, que quantidade de produtos foram transacionados, a hora e o dispositivo com que o cliente acessou, quanto tempo demorou no website e o valor gasto na compra.

Objetivos: perceber se os objetivos que definimos estão a ser alcançados;

Redes Sociais: é possível observar que publicações nas redes sociais estão a direcionar mais visitantes para o nosso website;

Ações de Marketing Digital: permite observar os resultados que as nossas campanhas de marketing estão a registar e perceber o que podemos melhorar ou potenciar.

O Google Analytics avalia também a taxa de rejeição do nosso website. Esta informação possibilita que possamos identificar o porque de os visitantes passarem pouco tempo no website ou sem realizar nenhuma interação.

Quais as vantagens do Google Analytics?

  • É de utilização gratuita;
  • Possibilita a realização tanto de análise simples como mais detalhadas;
  • É intuitivo e de fácil utilização sendo utilizado tantopor principiantes como profissionais experientes;
  • Funciona com websites de todos os tamanhos;
  • É seguro, utiliza o mesmo servidor que o Google.

Outro benefício interessante sobre o Google Analytics é a possibilidade de criarmos um painel de análise personalizado na própria plataforma com os dados mais importantes para nós. Assim sempre que acedermos podemos ter logo acesso apenas à informação que nos é relevante toda reunida num único local.

Para poder ter acesso ao Google Analytics no seu website, é apenas necessário criar uma conta gmail. Este registo é gratuito e permite que através desse email tenha acesso à sua conta de Google Analytics, assim como a vários outros produtos da Google como o Google AdWords, a Google Search Console, entre outros.

Dito isto e por todas as razões anteriormente enumeradas, o Google Analytics é uma das ferramentas analíticas mais utilizadas e de fácil acesso no mundo do digital.

Se pretende estar mais informado sobre o que acontece no seu website e como melhorar o seu desempenho, ter o Google Analytics a funcionar corretamente é uma preciosa ajuda nas tomadas de decisão.

Leave a Reply