O Google Analytics é uma ferramenta digital de recolha e análise de dados, que monitoriza a quantidade de pessoas que visitam o nosso website e as suas interações.
O Google Analytics pode ser instalado tanto num website institucional, num blog ou numa loja online e o seu principal objetivo é registar e entender os comportamentos e interações dos visitantes quando navegam pelas páginas do nosso website.
É ainda um dos principais recursos para definição e validação de estratégias de marketing digital. Poder conhecer as métricas do seu website é certamente uma grande ajuda na tomada de decisões e na avaliação da sua ação de marketing.
O comportamento e interações dos visitantes pode ser visto através de relatórios diários, semanais ou mensais, com um nível de detalhe incrível quanto às informações que nos permite desvendar.
O Google Analytics é por isso uma ferramenta indispensável para perceber o funcionamento do website, assim como, para que as nossas estratégias de marketing digital sejam potenciadas ao máximo.
Por vezes, as empresas só pensam nos resultados das vendas e não sabem que outros fatores afetam o funcionamento do site e o seu negócio. Isso pode trazer vários problemas, inclusive fazer com que se desperdice novas oportunidades de negócio.
O que nos permite saber os dados recolhidos pelo Google Analytics?
O tipo de visitantes: Além do número total de visitas recebidas num determinado período de tempo, permite-nos saber o tipo de visitante, ou seja, se são visitantes recorrentes do nosso website ou visitantes que apenas entraram no nosso website apenas uma vez;
A origem do tráfego: No Google Analytics podemos saber qual a fonte dos nossos visitantes, ou seja, se chegam via outros websites, se pesquisam no Google ou ianda se chegaram através de publicidade;
Os resultados da nossa loja online: É possível através do relatório específico de comércio electronico quantas vendas foram registadas, que quantidade de produtos foram transacionados, a hora e o dispositivo com que o cliente acessou, quanto tempo demorou no website e o valor gasto na compra.
Objetivos: perceber se os objetivos que definimos estão a ser alcançados;
Redes Sociais: é possível observar que publicações nas redes sociais estão a direcionar mais visitantes para o nosso website;
Ações de Marketing Digital: permite observar os resultados que as nossas campanhas de marketing estão a registar e perceber o que podemos melhorar ou potenciar.
O Google Analytics avalia também a taxa de rejeição do nosso website. Esta informação possibilita que possamos identificar o porque de os visitantes passarem pouco tempo no website ou sem realizar nenhuma interação.
Quais as vantagens do Google Analytics?
- É de utilização gratuita;
- Possibilita a realização tanto de análise simples como mais detalhadas;
- É intuitivo e de fácil utilização sendo utilizado tantopor principiantes como profissionais experientes;
- Funciona com websites de todos os tamanhos;
- É seguro, utiliza o mesmo servidor que o Google.
Outro benefício interessante sobre o Google Analytics é a possibilidade de criarmos um painel de análise personalizado na própria plataforma com os dados mais importantes para nós. Assim sempre que acedermos podemos ter logo acesso apenas à informação que nos é relevante toda reunida num único local.
Para poder ter acesso ao Google Analytics no seu website, é apenas necessário criar uma conta gmail. Este registo é gratuito e permite que através desse email tenha acesso à sua conta de Google Analytics, assim como a vários outros produtos da Google como o Google AdWords, a Google Search Console, entre outros.
Dito isto e por todas as razões anteriormente enumeradas, o Google Analytics é uma das ferramentas analíticas mais utilizadas e de fácil acesso no mundo do digital.
Se pretende estar mais informado sobre o que acontece no seu website e como melhorar o seu desempenho, ter o Google Analytics a funcionar corretamente é uma preciosa ajuda nas tomadas de decisão.