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O seu website cumpre a função? Siga esta checklist para descobrir

By Dezembro 7, 2020Janeiro 29th, 2021No Comments

Um website deve contribuir para valorizar a empresa ou instituição que representa, aumentando a sua relevância digital, credibilidade, notoriedade e facilitar a acessibilidade do público à informação que disponibiliza…

Quando um website é mal estruturado, com informação de fraca qualidade, inseguro, incompleto e lento, pode ter efeitos nefastos e completamente opostos aos desejados. Isto porque os utilizadores quando visitam um website têm tendência para criar uma impressão positiva ou negativa em função da sua experiência de navegação, impressão essa que condiciona a sua atitude futura em relação à empresa ou instituição.

A tendência atual, relativa ao desenvolvimento de websites baseia-se no princípio de estes devem ser espaços de conteúdo onde os clientes se sentem bem, motivados a interagir e onde podem encontrar, de forma fácil e acessível, informações úteis. Nesse sentido, há uma série de fatores ou pontos muito importantes que devem ser considerados.

Para ajudar, elaboramos uma checklist dos pontos essenciais a avaliar num website (se este já estiver online) ou ter em consideração no desenvolvimento de um, para que este cumpra melhor a sua missão. Trata-se apenas de uma seleção, não é uma lista exaustiva nem fechada. Vamos lá.

  1. Domínio próprio e certificado SSL

Quando um website não possui um domínio próprio ou diretamente associado ao nome ou marca (ex. nomedaempresa.pt) a credibilidade da marca pode ficar comprometida, porque pode gerar desconfiança no utilizador. O mesmo acontece se o website não dispuser de um Certificado de Segurança SSL – Secure Socket Layer ou TLS – Transport Layer Security, que encripta as comunicações entre o servidor web e os visitantes do site. Os websites “seguros” ou “certificados”, apresentam (dependendo do browser) um pequeno ícone (cadeado) antes do url, no browser. A opção por um domínio próprio e a utilização de um Certificado SSL demonstram que a empresa ou instituição é credível e investe na segurança.

  1. Infraestrutura de alojamento (do website) robusta e segura

É fundamental assegurar que o website é alojado numa empresa de alojamento web segura e confiável, que previna ataques de pirataria e que esteja sempre atualizada ao nível do hardware e software, garantindo assim disponibilidade, rapidez e segurança permanente do website.

  1. Performance do website

Um website pode ser melhor face à concorrência, mas se não carregar rápido, de nada adianta. Um website lento afasta os utilizadores. Investir na performance e rapidez do carregamento do website compensa e muito.

  1. Proposta de valor clara e bem definida

Um website deve identificar claramente a empresa ou a instituição que representa e explicar de forma objetiva e sucinta os produtos e/ou serviços que esta disponibiliza. Parece básico, mas é impressionante a quantidade de websites online que não explicam claramente os seus propósitos.

  1. Navegação intuitiva e bem estruturada

O grafismo de um website é muito importante, mas nunca se deve sobrepor à funcionalidade. A disposição dos menus e a acessibilidade da informação deve ser sempre estruturada em função do utilizador, procurando proporcionar-lhe a melhor experiência de navegação possível. Quando se está a planificar a estrutura dos menus e a distribuição da informação num website, é importante “vestir” o papel de utilizador e pensar como ele.

  1. Informações de contacto e localização acessíveis

Esta é, sem dúvida, um dos pontos mais relevantes. Os utilizadores do website devem conseguir encontrar as informações de contacto, de forma muito fácil e rápida. Uma grande percentagem de utilizadores consulta os websites principalmente para obter um contacto ou a morada e, surpreendentemente, em muitos websites, essa informação está pouco acessível e existem casos em que não está disponível (por esquecimento… talvez).

Para além de uma página dedicada aos contactos (Telefone, E-mail, Morada, Mapa e Formulário de Contacto) acessível a partir do menu principal. O telefone, pelo menos, deve estar disponível na parte superior do website (antes do menu), preferencialmente com a opção de clicar e iniciar imediatamente a chamada telefónica. O mesmo poderá ser feito em relação à localização (dependendo do tipo de negócio), adicionando ao lado do telefone o botão “obter direções” permitindo ao cliente a ativação do percurso para a empresa no Google Maps. Uma boa prática também é incluir essas informações no rodapé do website.

  1. Textos bem escritos e imagens originais e de boa qualidade

É comum desvalorizar a parte textual e fotográfica nos websites e isso é um erro. Os textos devem ser curtos, mas bem escritos, sem erros ortográficos e utilizar os termos e a nomenclatura adequada à área de atuação da empresa ou entidade. Um website pode ser acedido em qualquer parte do mundo e é comum os utilizadores de outros países optarem por traduzir automaticamente o website para a sua língua. Nesses casos, quanto mais “limpos” forem os textos, mais correta será a tradução automática. Adicionalmente, textos cuidados e bem escritos valorizam e credibilizam a empresa ou instituição e funcionam melhor ao nível do SEO. Portanto, só há vantagens.

Em relação às imagens, nada melhor do que utilizar fotografias ou vídeos das próprias instalações, produtos ou serviços. As instalações e os equipamentos podem não ser os mais modernos, mas são reais e o utilizador aprecia e valoriza. As imagens ou vídeos devem ser sempre com boa qualidade, mas otimizados para não comprometer a performance do website.

  1. Website responsivo

Grande parte das pesquisas e acesso aos websites são efetuadas a partir de smartphones, pelo que atualmente não há volta a dar… Qualquer website, independentemente da dimensão ou complexidade, tem que ser responsivo. Um website responsivo faz com que o conteúdo se adapte automaticamente a qualquer ecrã, seja de um computador, smartphone ou mesmo de um tablet, proporcionando uma boa experiência de navegação independentemente do dispositivo.

Para proporcionar a melhor experiência possível, pode ser necessário, em alguns casos apresentar conteúdos relativamente diferentes em função do dispositivo, por exemplo, na versão para computador, porque o espaço disponível é maior, a informação pode ser mais detalhada, enquanto no smartphone, porque o espaço é menor, poderá ser apresentada apenas uma síntese, para facilitar a consulta, mas sem perder o essencial da mensagem, obviamente.

  1. Depoimentos/testemunhos de clientes

Numa altura em que as compras online aumentam exponencialmente, apresentar depoimentos ou testemunhos de clientes é muito importante, porque, por um lado, conferem credibilidade e confiança a novos visitantes, por outro lado, as pessoas tendem a confiar no que outros clientes escreveram ou dizem sobre a empresa, instituição, produtos ou serviços.

Os testemunhos de clientes satisfeitos não só ajudam a posicionar a empresa ou instituição no contexto da sua atuação, mas também são eficazes para explicar o quão benéfico podem ser os produtos ou serviços prestados pelas entidades. A colocação do nome verdadeiro do autor do testemunho e a respetiva fotografia (se possível) aumentam a credibilidade.

Uma solução interessante passa por integrar no website e de forma automática os comentários deixados pelos clientes na página Google My Business da empresa ou instituição.

  1. Otimização SEO

A forma mais prática de fazer uma pesquisa na internet por algum serviço ou produto é utilizar um mecanismo de busca, como o Google, por exemplo, mas para um determinado website aparecer nos resultados do Google é necessário trabalhar bem o SEO (Search Engine Optimization), nomeadamente ao nível dos textos (keywords), meta-description e alt tags das imagens, etc. Um bom SEO faz com que o website e os seus conteúdos apareçam mais vezes e mais próximo do topo nos resultados apresentados pelos motores de pesquisa, aumentando significativamente a probabilidade do visitante aceder ao site. Trata-se de um trabalho de “formiguinha”, mas muito importante.

  1. Integração do Google Analytics e monitorização de métricas

O desenvolvimento de um website não termina com a sua colocação on-line. Quando muito, pode dizer-se que uma parte significativa já ficou feita. Agora há todo o trabalho de aperfeiçoamento contínuo e para isso é necessário integrar o Google Analytics, uma ferramenta poderosa que fornece informação detalhada sobre o comportamento do website na web e sobre a jornada do visitante. A análise das métricas disponibilizadas pelo Google Analytics (taxa de rejeição; duração da sessão; utilizadores no website; origem dos utilizadores; utilizadores por hora e dia; as páginas mais visitadas; etc) é fundamental, para otimizar continuamente o website, para que este responda cada vez melhor às necessidade dos utilizadores.

  1. Atualização com regularidade

Depois do website estar online, não pode ser esquecido. Mesmo sendo um website institucional, há sempre algo que pode ser melhorado, um texto atualizado, novas imagens, um vídeo, um novo slogan, etc… Quando foi a ultima vez que atualizou o seu website?

  1. Política de Privacidade (RGPD) e Politica de Cookies e link para o livro de reclamações online.

Páginas importantíssimas e obrigatórias que devem expor com clareza a postura da empresa ou instituição em relação ao RGPD (Regulamento Geral de Proteção de Dados) e informar sobre os cookies utilizados pelo website. Em relação ao Livro de Reclamações Online, deve figurar o logótipo respetivo com hiperligação para a página: https://www.livroreclamacoes.pt/inicio. A ausência destes elementos no website, podem originar multas elevadas.

  1. Redes Socias

Se a empresa ou instituição tem páginas nas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, etc), é importante disponibilizar no website, em local visível, os ícones respetivos e com hiperligação para as respetivas páginas. Também é fundamental disponibilizar em todas as páginas do website, os ícones das redes sociais para partilha dos conteúdos do website.

E agora!

Nada de dramatismos. Se o seu website está online e verifica que não cumpre alguns dos pontos abordados, poderá considerar resolve-los com a brevidade possível. Se ainda vai fazer um website, então poderá incluir estes pontos no caderno de encargos. Mãos à obra!