SEO: qual a sua importância para lojas online
Desenvolver um Ecommerce e colocá-lo online na internet exige que se tenha um bom planeamento.
Neste processo, é costume habitual que algumas das “tarefas” acabem por ficar para depois, com a promessa de se “pensar em fazer isso mais tarde”. Isto é o que costuma acontecer no momento de otimizar as Lojas Online para SEO (Search Engine Optimization) – ou em português: Otimização para motores de pesquisa – sendo este um daqueles erros que não deve acontecer.
A escolha da plataforma de Ecommerce
É importante ter em mente que, por mais que a loja tenha um bom layout e design, bons produtos e preços atrativos, nada disto vai fazer diferença se a Loja Online não puder ser encontrada através das pesquisas nos motores de busca, como por exemplo o Google. Para que isso aconteça, existem algumas técnicas de SEO que podemos e devemos aplicar.
O primeiro passo é escolher de forma cuidada a plataforma onde vamos construir a nossa loja. É também importante que a loja esteja preparada para SEO, que exista a possibilidade de customizar os títulos, descrições, URL’s, entre outras coisas. Uma plataforma limitada vai consequentemente influenciar negativamente as vendas na loja, por isso, antes de escolher a plataforma devemos pesar os prós e os contras.
Título das páginas
O título é um dos atributos que ajuda a que tenhamos um bom posicionamento nos motores de busca. O título deve conter o nome do produto e as palavras-chave mais importantes, devendo ser amigável, isto é, de fácil leitura e entendimento para os visitantes, assim como, para os motores de pesquisa. De ressalvar que um título bem-feito auxilia na subida de posição nas páginas de pesquisa dos motores de pesquisa.
Descrição dos produtos
Ao cadastrar a descrição de seu produto ou serviço, não cometa o erro de duplicar as informações. O conteúdo deve ser exclusivo para cada página – isso impede que sua loja seja penalizada pelos buscadores. Também é preciso tomar cuidado com erros gramaticais e de digitação. Além de prejudicar a imagem da empresa, isso torna a tarefa dos mecanismos de busca muito mais difícil. Afinal, como ele irá encontrar algo que foi escrito incorretamente?
URL’s amigáveis
As URL’s amigáveis são de leitura mais fácil e mais agradáveis aos olhos do cliente. Isto porque, só ao ler a informação, o visitante consegue entender o produto ou assunto da página a que está a aceder. Imagine a seguinte situação em que tem duas opções de URL e deve escolher apenas um deles: entre o endereço aminhalojaonline.pt/produto.php?id=9999/ e o aminhalojaonline.pt/maquina-fotografica/ qual deles será o melhor?
Se disse o segundo, está correto, pois apenas ao ler a url, conseguimos identificar que estamos a aceder à página de produto das máquinas fotográficas.
Categorias
Numa loja online as categorias servem para segmentar os produtos. Ou seja, fazem com que a loja online fique mais organizada para o cliente e assim tornam a sua visita mais agradável, assim como, tem também um papel fundamental para o SEO pois ajudam a criar uma estrutura de organização dentro da nossa loja.
Meta tags
Existem duas meta tags a que devemos prestar particular atenção, estas são a meta title e a metadescription. Deve ter em conta que as informações inseridas nestas tags devem ser claras e que sejam atraentes, pois são elas que vão aparecer nos motores de pesquisa quando o cliente pesquisar e encontrar o nosso produto. O tamanho aconselhado do texto – é de pelo menos de 160 palavras – por isso não se esqueça de aproveitar bem este espaço para utilizar palavras-chave relevantes que descrevam o seu produto.
Comentários e Avaliações dos clientes
Os comentários e as avaliações dos clientes nem sempre recebem a devida atenção e valor, mas são relevantes para o SEO, assim como para os visitantes da nossa loja. Ter este feedback visível para os visitantes da nossa loja é muito importante, pois além de ajudar a passar uma mensagem de que a nossa loja é de confiança pode também levar a que o cliente decida comprar pelas avaliações que leu de outras pessoas que já compraram.
Blog
Existe cada vez mais uma grande aposta no marketing de conteúdo e é aqui que se inserem os blogs, que permitem disponibilizar artigos com assuntos relevantes para o público-alvo, que ajude a esclarecer dúvidas sobre o produto em si e a levantar objeções que possam existir à compra em si.
Criar conteúdos relacionados ao segmente de mercado é uma ótima forma de manter uma relação de proximidade com os clientes e potenciais clientes e claro, potenciar o aumento das vendas.
Ao optar por ter um blog na sua loja online, deve ter em mente que o mesmo exige tempo e dedicação, para que seja atualizado consistentemente com conteúdo de qualidade. Não adianta, ter um blog e depois não ter conteúdo para lá colocar isso vai passar uma imagem de abandono aos visitantes. Por isso se não consegue dispensar esse tempo e assumir esse compromisso a melhor solução será não criar o blog.
Foram citadas acima apenas algumas técnicas de SEO que podem ser aplicadas numa loja online, mas existem muitas outras que são passíveis de implementar e que irão auxiliar à melhoria da sua visibilidade para os clientes e potenciais clientes nos motores de pesquisa.
Para terminar, a otimização para os motores de pesquisa é trabalho contínuo, não existindo nenhuma fórmula mágica ou algo do género em que se faz uma vez e fica para sempre. Neste mundo de rápida mudança que é o dos negócios digitais, a toda a hora acontecem mudanças, seja a entrada de um novo concorrente, a melhoria de outro, tudo isso vai influenciar a nossa visibilidade, esse sentido é importante medir os resultados para saber se estamos a atingir os objetivos definidos.
Se gostaria de partilhar a sua experiência ou esclarecer algumas dúvidas sobre como melhorar a sua presença online, escreva-nos e saiba como o podemos ajudar. Conheça as nossas propostas para garantir-lhe um projeto sustentado, coerente e com resultados quantificáveis, sempre ao encontro dos seus objetivos.