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Desenvolvimento de Negócios Digitais: Tudo o que precisa de saber

By Março 23, 2021No Comments

Desenvolvimento de Negócios Digitais: Tudo o que precisa de saber 

Sabia que, mesmo sem uma estrutura física complexa (ou em paralelo a esta), é possível desenvolver e alavancar um negócio de sucesso, com resultados rapidamente verificáveis – e é isso mesmo que muitos empreendedores e empresas estão a provar pelo mundo fora.

A PREPARAR O FUTURO DAS EMPRESAS COM O DIGITAL

A pandemia que atravessamos à escala global veio reforçar ainda mais a necessidade de todos os negócios se posicionarem no mundo digital, sob pena de não conseguirem resistir financeiramente aos sucessivos golpes económicos, resultantes dos confinamentos físicos locais.

Se precisa de dar um boost ao seu negócio digital e não sabe ainda como fazê-lo, então este artigo é para si.

Como posso começar a preparar um negócio digital de sucesso?

Os negócios digitais têm inúmeras vantagens, a começar pelo investimento baixo inicial quando comparado com os custos das estruturas físicas. Depende de um veículo de comunicação rápido e eficiente como a Internet, com ferramentas prontas para o início imediato. Conta ainda com a possibilidade de medir o impacto de cada uma das suas ações, por forma a poder continuamente analisar os dados e alcançar níveis mais elevados de superação com a sua estratégia. E claro, quanto mais melhorar a sua estratégia, mais resultados terá.

Mas que tipos de estratégia de negócio posso utilizar?

Quer esteja a criar um negócio de raíz ou simplesmente a pretender transportar o seu negócio físico para o mundo digital, existem várias possibilidades em termos de ferramentas que pode implementar.

No entanto, nem todos os negócios precisam das mesmas estratégias, e por isso, conhecer o mercado em que vai atuar e analisar a sua concorrência é o passo número um para canalizar o seu tempo e investimento para ações que realmente funcionem! No entanto, deixamos já aqui algumas pistas sobre as formas que tem à disposição para marcar lugar no mundo digital:

WEBSITE

Sim, a qualidade e o desempenho do seu website representam um ponto fundamental para o posicionamento do seu negócio online, sem o qual todos os outros dificilmente poderão vingar.

Confiaria num produto ou serviço sobre o qual não conseguisse encontrar qualquer informação? Em que não fosse possível obter uma descrição do que pode oferecer ao seu público? Sem testemunhos, contactos, imagens e vídeos ilustrativos, entre outros conteúdos de qualidade capazes de comunicar consigo e demonstrar-lhe porque é fundamental que opte por aquela marca e não por outra? Pois é, nós também não.

E se, por outro lado, entrasse no website que pretende, mas as páginas não abrissem ou bloqueassem? Ou fosse bombardeado por publicidade que impedisse de ler os conteúdos? Ou estivesse à procura de encontrar um purificador do ar e o website lhe falasse com frases e imagens sobre acessórios de cozinha e a última geração de microondas?

Pois é, não precisamos de ser especialistas para entender… do ponto de vista do cliente, o que todos queremos encontrar numa marca: a confiança, credibilidade e eficiência das plataformas que motivam para a compra.

Estas são algumas das questões que se pode colocar: A infraestrutura de alojamento do website é segura e confiável?  É fácil, rápido e intuito para navegar? Estou a utilizar estratégias de otimização de SEO para ter um melhor posicionamento no mercado? Tenho o Google Analytics integrado para monitorizar as suas métricas?

Lembre-se: o seu website deve ser responsivo e fácil de navegar, ter um conteúdo estruturado e atrativo, bem como uma imagem convidativa, uma estrutura que se ajusta aos diferentes suportes e uma estratégia que o coloca nos primeiros lugares nos motores de pesquisa.

Pare um momento para pensar. O seu website já é tudo isto?

Se sim, está no bom caminho!

E-commerce

É a sua loja virtual, com uma estrutura própria e integrada de pagamento e processamento das encomendas dos seus clientes. É exclusiva para a sua atividade e foca-se no produto e/ou serviços que oferece ao seu público. Claro está que os aspetos de fiabilidade e qualidade falados anteriormente em relação aos websites também se aplicam aqui.

Redes Sociais

O Facebook tem ajudado muitos pequenos negócios a sobreviver ao longo da pandemia. Tem um elevado potencial de interação e conta com vários recursos e ferramentas para divulgar as suas campanhas, acompanhar e medir resultados.

O Instagram tem sido cada vez mais utilizado também em ações de grande impacto, com excelentes resultados quanto à aposta no relacionamento e interação com os consumidores. O predomínio das stories e da realização de diretos sobre os mais diversos temas, promovendo a interação e a partilha, tem vindo a aproximar cada vez mais os clientes das marcas e a aumentar a sua visibilidade, credibilidade e confiança.

A Preparar o Futuro

A forma como consumimos, estudamos, trabalhamos e vivemos tem vindo a mudar e a evoluir de tal forma que hoje é quase impossível ter sucesso sem um bom posicionamento no mundo online.

Não basta criar uma página de Facebook e Instagram ou um website básico nas plataformas mais económicas para fazer frente à concorrência. É necessário um conjunto de ferramentas e estratégias, um pacote completo de desenvolvimento de negócios digitais, capaz de permitir-lhe estar à altura desta revolução tecnológica e conquistar o seu lugar ao sol.

A expansão e evolução deste tipo de mercado não tem fim à vista, e se por um lado isto implica um leque infinito de possibilidades para que possa atingir o sucesso com que sempre sonhou para a sua atividade profissional, por outro lado isso significa que vai ter que medir constantemente as suas métricas e resultados para implementar técnicas de otimização. Só desta forma poderá adaptar e melhorar a sua estratégia, acompanhando as exigências do mercado e oferecendo todas as respostas para as necessidades dos seus clientes.

Se ainda não mergulhou neste universo de oportunidades, este artigo é um bilhete de ida para o sucesso digital. Se o seu negócio já está online, a sua viagem será a de perceber a quantidade de erros que podem estar a acontecer e como pode evitá-los. Desta forma poderá realmente traduzir o potencial do seu negócio em resultados e em lucro. Só precisa de decidir quando quer embarcar nesta viagem.

Qual será então a melhor estratégia?

A melhor estratégia é aquela que traz resultados objetivos e consistentes, que podemos medir e replicar. Se o marketing digital não é a sua área de trabalho, evite que o barato saia caro. Procure uma equipa de profissionais especialistas em desenvolvimento de negócios digitais, que possa criar uma oferta à medida das suas necessidades e ambições.

Se gostaria de partilhar a sua experiência ou esclarecer algumas dúvidas sobre como pode criar um novo negócio online, implementar mudanças ou mesmo otimizar um que já existe, escreva-nos e saiba como o podemos ajudar.  Conheça as nossas propostas para garantir-lhe um projeto sustentado, coerente e com resultados quantificáveis, sempre ao encontro dos seus objetivos.

Comece já hoje a preparar o seu futuro!