Todos os centros de inspeção têm a obrigatoriedade de comunicar os dados das inspeções para o IMT, dentro de um determinado período, e dentro de um formato pré-estabelecido pela tutela.
Para o efeito a Ediprinter, desenvolveu uma nova aplicação, que efetua a monitorização das recolhas e das respostas das mensagens com o IMT (Centro<->IMT).
Com o Edicomm Web, os centros de inspeção automóvel passam a ter a possibilidade de efetuar essa mesma comunicação através de webservices via internet, prescindindo assim da utilização de outros serviços, softwares e equipamentos.
De referir que este novo sistema de comunicação requer que o centro contrate ao seu fornecedor de internet o serviço de IP fixo, para que o IMT possa efetuar as recolhas e validações dos dados das inspeções.
Neste novo sistema não é o centro que envia as inspeções para o IMT, mas sim, o IMT que periodicamente acede ao centro e faz a recolha das mesmas.
A informação obrigatória não sofreu alterações relativamente à versão anterior, sendo que os dados a comunicar são:
- Inspeções;
- Anulações de fichas;
- Atividade de inspetor;
- Atividade de linha de inspeção;
- Atividade de equipamentos;