A grande importância de um website está na visibilidade que este confere às empresas ou entidades que representa, permitindo-lhes chegar a um público-alvo maior, de forma rápida, económica e sem limitações geográficas. Independente do tamanho da empresa ou da área de negócio, ter um website é essencial para criar uma presença online robusta, credível e valorizar uma marca.
Um website é uma montra aberta ao mundo, “sem filtros”, podendo criar uma boa ou uma má impressão, dependendo da qualidade da informação que apresenta e da forma como a apresenta. Por isso, é fundamental ter especial cuidado na organização e seleção das informações e imagens para impressionar positivamente os visitantes.
Nas próximas linhas abordamos, de forma sucinta, 8 vantagens que um website bem estruturado, pode trazer para as empresas e instituições, independentemente do ramo de atividade.
8 vantagens de ter um website:
- Credibilidade e notoriedade da marca;
- Maior visibilidade do negócio ou área de atuação;
- Mais e melhor presença nos resultados dos motores de busca (SEO);
- Aumento das conversões (vendas, divulgação de serviços, etc);
- Acesso a métricas avançadas (dados importantes para aperfeiçoar a comunicação);
- Publicidade praticamente gratuita (aos serviços e/ou produtos comercializados);
- Personalização total;
- Interação com os clientes.
Vamos lá!
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Credibilidade e notoriedade da marca
Todas as grandes marcas têm um website e um dos motivos para isso é, sem dúvida, a credibilidade e notoriedade que um site lhes confere ao facilitar o acesso à marca através da simples digitação do endereço web. Contudo, é importante que o endereço web contenha o nome da marca, empresa ou da entidade que representa, reforçando também a confiança do visitante.
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Mais visibilidade para os negócios
Fruto da evolução exponencial das tecnologias e do acesso generalizado à internet, as pessoas passam imenso tempo a partilhar conteúdos e a procurar soluções para os seus problemas, produtos e serviços online. Neste contexto, uma empresa sem um website é uma empresa invisível e facilmente ultrapassada pela concorrência.
Assim, ter um bom website, para além de disponibilizar a informação a qualquer hora, em qualquer lugar do mundo e a um número ilimitado de potenciais clientes, permite também trabalhar diferentes ferramentas de marketing digital, para aumentar significativamente a visibilidade e o alcance do negócio ou serviço. Uma das mais utilizadas é o marketing de conteúdo. Contudo, para resultados mais rápidos, recorre-se normalmente à publicidade patrocinada (Google ADS e Facebook ADS, por exemplo).
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Maior e melhor presença nos resultados do Google e de outros motores de busca (SEO)
Pesquisar na internet antes de tomar uma decisão, comprar um produto ou contratar um serviço, é um hábito recorrente nos dias de hoje. E a forma mais prática de fazer essa pesquisa é utilizar um mecanismo de busca, como o Google, por exemplo. Ao dispor de um website, a empresa ou entidade pode investir na otimização SEO (Search Engine Optimization), fazendo com que seu website apareça mais vezes e mais próximo do topo nos resultados apresentados pelos motores de pesquisa, aumentando significativamente a probabilidade do visitante aceder ao site.
As otimizações (SEO) obtêm excelentes resultados quando complementadas com o marketing de conteúdo e com campanhas no Google ADS.
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Aumento das conversões tais como vendas, divulgação de serviços, ou outras
Um website permite orientar a comunicação de forma mais eficiente e pertinente, realçando a proposta de valor da empresa e dos produtos ou serviços comercializados. Adicionalmente é possível personalizar todo o website para proporcionar a melhor experiência possível ao visitante. A combinação destes dois fatores: informação assertiva + boa experiência de navegação, resultam normalmente num aumento de interesse do visitante e consequentemente em mais conversões.
No caso de se tratar de um website de e-commerce, a possibilidade de personalização ainda assume maior relevância, permitindo adicionar diversas ferramentas que facilitam a interação com o visitante e resultam sempre em maiores e melhores vendas, nomeadamente, formulários de contacto, chat em tempo real, opiniões de outros visitantes e uma página com faqs, por exemplo.
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Acesso a métricas avançadas
Possuir um website próprio permite integrar ferramentas de análise de dados como o Google Analytics, uma ferramenta poderosa que fornece informação detalhada sobre o comportamento do website na web e sobre a jornada do visitante. Das métricas disponibilizadas pelo Google Analytics, eis algumas das mais relevantes:
- Número de visitantes;
- Número de sessões ou visitas;
- Taxa de rejeição;
- Duração da sessão;
- Utilizadores no website (em tempo real);
- Como os utilizadores chegaram ao website;
- Origem (geográfica) dos utilizadores;
- Utilizadores por hora e dia;
- As páginas mais visitada;
- Dispositivos utilizados para aceder ao website. As métricas permitem otimizar continuamente o website, para que responda cada vez melhor às necessidade dos utilizadores.
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Publicidade a baixo custo
A divulgação de um negócio pode exigir um alto investimento nos meios tradicionais (rádio, revistas, jornais, etc…). Com um website, a divulgação pode ser feita completamente pela internet e com um custo muito menor. Podem ser utilizadas as redes sociais (Youtube, Facebook, Instagram ou Blog) e contratualizadas parcerias com outros websites e blogs.
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Personalização à imagem da entidade que representa
Outra das principais vantagens de ter um website – principalmente quando comparado com uma página numa rede social – está no nível, quantidade e qualidade de personalização que pode ser obtida. Num website não há um limite para o que pode ser feito ou personalizado. Dessa forma, um website bem personalizado apresenta uma identidade forte da marca e oferece uma experiência diferenciadora ao visitante.
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Interação direta com os clientes
Um bom relacionamento com o cliente é importante para qualquer negócio e um website pode integrar ferramentas para melhorar e facilitar essa comunicação, nomeadamente, criar uma área para receber o feedback dos utilizadores, como críticas e sugestões, mostrando que a empresa está interessada na satisfação dos clientes. Um espaço com a disponibilização de opiniões ou testemunhos dos clientes é muito importante e confere, sem dúvida, confiança no visitante.
Estas são apenas oito de muitas vantagens que um bom website tem para as empresas ou instituições. Contudo, não obstante existirem varias soluções gratuitas ou de baixo custo que permitem fazer um website, é muito importante garantir que este fica bem estruturado, com conteúdos de qualidade, com uma imagem personalizada de acordo com a marca, com ferramentas de interação adequadas, com um bom SEO, monitorização de métricas e, sobretudo estar bem orientado ao público-alvo. De outra forma poderá criar uma má impressão nos visitantes e trazer desvantagens ao invés de vantagens.
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