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A importância do Google Analytics: porque o ter ativo no website?

By Dezembro 23, 2020Janeiro 7th, 2021No Comments

Sabe de onde vêm os visitantes do seu website? Sabe como é que eles encontraram o seu website? Ou que palavras-chave foram inseridas na caixa de pesquisa do Google para o encontrar?

O Google Analytics pode ajudar a responder a todas essas perguntas e a muitas mais. Esta ferramenta da Google é o seu grande aliado para maximizar a capacidade do seu website para atrair mais potenciais clientes.
Ao monitorizar de que forma o tráfego chega ao seu site, quem visita o seu site e quais as páginas mais visitadas, saberá como ajustar o seu conteúdo para que consiga alcançar todo o seu potencial.

Algumas questões às quais o Google Analytics pode ajudar a responder:

– Quais são as páginas de entrada do seu Website?

Ou seja, qual a primeira página que é visitada quando entram um usuário entra no website, estas páginas são denominadas de landing pages ou páginas de destino em português.
É importante perceber quais as páginas que registam o maior número de entradas no website, pois nem todas acontecem através da página Home.

Os visitantes podem ter clicado num link na sua newsletter em que são levados diretamente para a sua página de serviços, ou para um artigo do Blog, etc.
Com toda esta informação na nossa posse, podemos potencializar as páginas que mais visitantes atraem, assim como melhorar as que não atraem tanto público.

– Os seus visitantes continuam a explorar o seu site após entrarem, ou saem imediatamente?

A taxa de rejeição é um indicador que nos permite saber se os visitantes entram e continuam no nosso website a visitar outras páginas ou se saem sem realizar nenhuma ação.

Se esta taxa for alta, indica que ou o nosso conteúdo não é interessante, que estamos a atrair o público errado, ou que existem erros no website. Assim com acesso a estes dados devemos analisar e entender as causas que levam os visitantes a não permanecer no nosso website e melhorar de forma a que passem mais tempo no site.

– Quais são as páginas mais visitadas do nosso website?

Ao analisar esta informação vamos perceber que conteúdo que mais interessa e cativa o nosso público e potencializar a sua produção.

– Que páginas direcionam mais tráfego para o nosso site?

Esta informação ajuda-nos a perceber que outros websites estão a enviar visitantes para o nosso website. Este é o chamado tráfego de referência.

– Com que frequência os visitantes concluem uma compra (no caso de termos uma loja online), se inscrevem na newsletter, fazem download de um e-book, ou preenchem um formulário a pedir mais informações?

A recolha destes dados permite entendermos quais as principais dúvidas dos clientes, se o design do website é apelativo, ou se existem atritos à conversão. Desta forma analisar onde e quando as interações acontecem e qual o caminho que os visitantes percorrem no nosso website.

Para terminar um ponto muito importante que é a velocidade do nosso website. Este item tem uma grande influência na performance e na taxa de conversão. Se o nosso site não estiver pronto para dispositivos móveis ou se demorar muito tempo a carregar, é muito provável que o visitante desista e vá procurar o que precisa noutro lado.

Por isso com toda esta informação na nossa posse ficamos com uma visão mais completa do desempenho do seu site saber o que melhorar e ajustar e o que potencializar. Assim poderemos responder à questão o nosso website está a obter os resultados pretendidos?

É nesse sentido que se torna importante termos o Google Analytics instalado no website, para que sejam realizadas análises regulares de maneira a detetar potenciais erros e a otimizarmos a sua performance. Assim ter uma correcta instalação e configuração do Google Analytics no website torna-se indispensável pois permite o acesso a informações valiosas e a maior segurança no momento da tomada de decisão.

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