Blog

Importância do Design Responsivo

By Janeiro 12, 2021No Comments

De acordo com a GlobalWebIndex, 53,3% do tráfego total na internet (a nível global) é efetuado através de smartphones. Contudo, apesar da omnipresença dos dispositivos móveis (cerca de 92% dos utilizadores da internet, no mundo, já se conectam com dispositivos móveis), três quartos dos utilizadores, com idades entre 16 e 64 anos, utilizam computadores de secretária e portáteis para aceder à internet, sendo estes dispositivos utilizados em 44% do tráfego total.

Estes dados indicam que a maioria das pessoas acede à internet, utilizando dispositivos diferentes em momentos diferentes e para necessidades diferentes.

Fonte: https://wearesocial.com/blog/2020/01/digital-2020-3-8-billion-people-use-social-media

Face a estes dados, é fundamental que as ferramentas digitais, nomeadamente os websites sejam desenvolvidos para funcionar perfeitamente, independentemente do dispositivo utilizado para a ceder à internet e é aqui que entra o Web Design Responsivo.

O Web Design Responsivo consiste na criação de websites e plataformas de eCommerce, que se adaptam perfeitamente aos ecrãs dos dispositivos onde estão a ser exibidos (computadores de secretária, portáteis, tablets e smartphones).

Os websites responsivos, utilizam o design fluido, uma solução técnica que consiste em programar um website de forma que os elementos que o compõem (textos, vídeos, imagens, fundos, etc.) se adaptem automática e proporcionalmente às dimensões, formato e resolução dos ecrãs onde são apresentados, promovendo uma usabilidade adequada à dimensão e formato dos mesmos e por conseguinte, conferem uma melhor experiência de utilização.

Um design responsivo inclui:

  • Adaptar o layout do website para que este se ajuste, automaticamente, à resolução do ecrã em que é apresentado (monitor de secretária, portátil, tablet ou smartphone);
  • Tratamento das imagens, para serem apresentados adequadamente no ecrã e para que não sobrecarreguem a transferência de dados nem comprometam o desempenho do website;
  • Simplificar/selecionar, de forma muito criteriosa, os elementos a exibir nos dispositivos móveis, onde o utilizador tem menos espaço disponível para navegar, por exemplo: ocultar elementos supérfluos; simplificar animações; reduzir número de imagens; gerir adequadamente o tamanho dos textos, etc.;
  • Adaptar o tamanho de botões e dos links para interfaces touch onde o ponteiro do mouse é substituído pelo dedo do utilizador;
  • Utilizar de forma inteligente os recursos mobile como a geolocalização e a mudança na orientação do aparelho (horizontal ou vertical);
  • Assegurar, independentemente do ecrã, uma experiência de navegação intuitiva, fluida e agradável;
  • Priorizar a funcionalidade e experiência de navegação, obviamente, mas nunca descorar a estética do website, assegurando que este, independentemente da tela, não perde a sua identidade.

Neste pequeno artigo abordamos de forma muito resumida a importância do Web Desgin Responsivo, para que não se esqueça, quando solicitar o desenvolvimento ou renovação do website para a sua empresa ou instituição, acrescentar nos requisitos 😉👍.